Enem Dicas » Enem » Literatura aplicada no Enem

Literatura aplicada no Enem

Existe uma preocupação da maioria dos candidatos, em estudarem para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) apenas a parte de exatas, ou melhor, estuda-se a parte de exatas e humanas é mais deixado de lado( é importante salientar que o Enem tem proporcionado muito benefícios aos candidatos, benefícios tanto em instituições de ensino pública com o particular). Principalmente no caso de Literatura.

Sempre vem a duvida sobre o que estudar. Há quem diga que literatura não cai na prova do Enem. Doce ilusão. São conteúdos tão importantes quanto os outros, e precisa ser estudado com toda atenção e dedicação. Nesse artigo você encontrará alguns conteúdos que poderão, ser pedido na prova desse ano (2011) sobre literatura. De uma atenção especial a esses assunto, são conteúdos que foram avaliados por especialistas da área e que estão cotado para que sejam postos em provas do Enem desse ano.
- Efeitos de linguagem e figuras
-Funções da linguagem
-Estrutura de um texto narrativo
-Relações existentes entre textos
-Apropriação e intertextualidade
Texto Poético: Metalinguagem e poesia; estilo de época.
Escolas literárias e suas fases:
- fase colonial:
Barroco e neoclassicismo
-Fase Imperial:
Romantismo, realismo/naturalismo, parnasianismo, realismo/naturalismo no Brasil

Fase Moderna:
Simbolismo

Tendências Contemporâneas
- Modernismo no Brasil
- semana de Arte Moderna
-grupos e tendências do Modernismo
- Evolução do Modernismo

Esses são alguns dos temas mais cotados para cair no Enem 2011. Portanto estude, leiam bastante, informe-se, resolva exercícios de anos anteriores. Busque todo o seu material do Ensino Médio e reveja assuntos que já havia esquecido. Dedique-se e boa sorte.

Literatura aplicada no Enem

Palavras relacionadas

    Pesquise!
    Novidades!
      Cadastre-se!