Enem Dicas » Prouni » Como usar a nota do Enem no Prouni

Como usar a nota do Enem no Prouni

 

Há a possibilidade de realizar a prova do Enem e usar sua nota para se beneficiar do Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Houve a vinculação da prova do Enem com as bolsas, tanto integrais como parciais do PROUNI, pelo Ministério da Educação. Os estudantes que desejarem participar desse programa devem ter realizado o Enem, e ter tido uma pontuação mínima, que varia de acordo com cada curso. Por isso, saiba como usar a nota do Enem no Prouni!

Prouni logo.

45. Esses quarenta e cinco pontos são tanto da prova objetiva como da redação.( Não é tão difícil de conseguir, basta atentar-se a algumas coisas importantes).

Usar  a nota do Enem no PROUNI

Todos os alunos que prestarem o Enem, devem acessar o site do Prouni, e realizar a inscrição no programa. Para isso, é necessário ter atingido uma nota mínima nas provas, que não podem ser inferiores a  400 pontos, lembrando que tais pontos são a média geral obtida nas provas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação. Somente em 2012, foram distribuídas mais de 280 mil bolsas parciais e integrais.

Quem pode concorrer as bolsas do PROUNI

Para que o candidato participe dessa seleção é necessário que cumpra alguns critérios, entre eles, o de ter cursado o ensino médio, completo em escola pública, caso tenha estudo em escola particular deverá ter sido com bolsa integral, ou ainda ter estudado em escola pública parte do ensino médio e os demais em escola particular com bolsa integral, ou que sejam pessoas com algum tipo de deficiência física. Vale lembrar que também é necessário comprovar a baixa renda familiar.

Professores da rede pública de ensino, e estejam exercendo sua função, podem também utilizar o PROUNI, desde que seja para cursar alguma graduação em licenciatura, ou pedagogia. Somente nesse tipo de caso é que não é necessário comprovar a baixa renda familiar. Quem conseguiu o PROUNI, e está inscrito na faculdade desejada, não precisa fazer vestibular.

Prouni-2014

Como fazer a inscrição no PROUNI

A inscrição no Prouni é realizada de maneira gratuita, através do site oficial do Programa Universidade Para Todos. Para realizar sua inscrição, basta acessar o site com número de inscrição e sua senha no Enem. Os candidatos poderão selecionar até duas instituições de Ensino Superior, além disso, negros, índios e portadores de necessidade especiais poderão concorrer as bolsas destinadas ao programa de cota do Prouni. Para realizar a inscrição, é preciso estar munido com os seguintes documentos:

  • Documento de identidade com foto (RG,  Carteira Nacional de Habilitação, Identidade Militar, Registro Nacional de Estrangeiros, Passaporte emitido no Brasil ou Carteira do Trabalho e Previdência Social).
  • Comprovante de Residência.
  • Comprovante de término do Ensino Médio.
  • Comprovante de professor da rede pública (quando for o caso)
  • Comprovante de renda.
  • Comprovante de deficiência (quando for o caso).
Como usar a nota do Enem no Prouni

Palavras relacionadas

    Pesquise!
    Novidades!
      Cadastre-se!