Enem Dicas » Enem » Como funciona a nota de corte?

Como funciona a nota de corte?

Milhares de estudantes estão nesse momento, se preparando para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outras provas de vestibulares que vão realizar ainda nesse ano. A preocupação com o tempo é muito grande. As maiores reclamações de quem prestará a prova é sobre o pouco tempo que se tem para estudar os conteúdos para o exame. O Enem é uma das provas mais importantes hoje, para quem deseja entrar em uma universidade, pois está conveniado a vários programas educacionais do governo federal.

O PROUNI (Programa Universidade para Todos) é um programa que beneficia alunos de baixa renda, com bolsas parciais (50%) ou integrais (100%), em instituição de ensino superior particular. O programa disponibiliza várias bolsas. Para que o candidato se inscreva, é necessário que o mesmo tenha realizado a prova do Enem. O PROUNI utiliza a nota que o candidato obteve no Enem, para realizar a seleção.

O SiSu ( Sistema de Seleção Unificada) é um outro programa educacional do governo federal, que utiliza da nota do candidato no Enem. É uma seleção feita para ingresso do participante em uma universidade federal ou estadual, que mantém convenio com o SiSu.
Tanto para o SiSu, quanto para o PROUNI, há uma nota de corte para o curso desejado. A nota de corte, é a menor nota de classificação em um processo seletivo. Por exemplo, de todos os candidatos que realizaram a prova do Enem, um dos participantes obteve para que fosse classificada, uma nota de 500 pontos. Esse dentre todos os outro foi a menor nota. Então a mesma será a nota de corte. Desse numero 500 pontos, os participantes que obtiverem nota inferior, não estão classificados, no processo seletivo (no caso do Enem dificulta ao participante se beneficiar de algum desses programas educacionais).

Como funciona a nota de corte?

Palavras relacionadas

    Pesquise!
    Novidades!
      Cadastre-se!