Enem Dicas » Dicas > Enem » Como é feita a soma dos pontos no Enem

Como é feita a soma dos pontos no Enem

Há sempre uma grande dúvida sobre como são realizados as somatórias da notas do Exame Nacional do Ensino Médio( Enem). É uma grande preocupação já que logo que lançado o gabarito, grande parte dos candidatos querem pelo menos ter uma base de qual será sua média, para poder é claro traçar seu destino já que o Enem oferece grandes oportunidades à seus participantes.Para que o estudantes saiba como foi seu desempenho na prova, é necessário que compare seus resultados em um nível que varia para cada prova. É a comparação de uma escala com uma nota baixa e a mais alta, realizada nos testes ( ciências da natureza, linguagens, humanas e matemática). Não há a fixação de um número que varia de 0 a1000.

Para que se saiba a média da prova do Enem, não poderá apenas somar acertos e erros. Para conseguir a média dependerá do número de questões acertadas e o grau de dificuldade existente em cada questão, certas ou erradas.Se uma questão o número de erros pelos candidatos forem considerados alto pela comissão técnica, está passará a ter um peso maior, para que se calcule a média. Por isso, mesmo que se acerte um igual numero de questão, poderá as médias serem.

Há uma escala construída, pelo Inep. No ano de 2009 a prova de ciências da natureza está entre 263,3 e 903,2. Essas foram a menor a maior nota que os participantes daquele ano alcançaram. Ainda nesse mesmo ano podemos ver que a escala de média das provas foram, para ciências humanas 300 e 887, linguagens a nota foi, 224,3 e 835,6 em matemática podemos visualizar 345,9 a 985,1. Na redação a forma de correção não tem diferença das edições anteriores, as notas variam numa escala de zero a 1000.

O método utilizado para a correção das provas do Enem. É a Teoria de respostas ao Item( TRI), que tem por objetivo maior avaliar o conhecimento que o aluno tem diante as provas que realizou.

Como é feita a soma dos pontos no Enem

Palavras relacionadas

    Pesquise!
    Novidades!
      Cadastre-se!