Enem Dicas » Dicas > Inscrição » Como declarar carência no Enem

Como declarar carência no Enem

 

Se você quer declarar carência no Enem, saiba que este processo é muito mais simples do que você pode imaginar. Na verdade, durante o questionário sócio-econômico, seu perfil já vai sendo montado, e a partir das suas respostas, ficará ainda mais fácil de fazer o pedido da isenção do pagamento da taxa, que neste ano será de aproximadamente R$35,00.

Quem paga a inscrição do Enem

Na verdade não são todos que devem pagar a taxa de inscrição no Enem. Quem está no terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas já está isento do pagamento da taxa. Somente quem estuda em escolas particulares, ou que já tenha terminado o ensino médio é que deve pagar a inscrição.

No entanto, existem exceções, que garantem há algumas pessoas a isenção do pagamento da taxa. Para isto, basta declarar carência no Enem. E não se sinta envergonhado ao pedir essa declaração, pois seus dados não serão divulgados!

Como declarar carência no Enem

Como declarar carência no Enem

Se você cursa o Ensino Médio em qualquer escola particular, na condição e bolsista, saiba que também poderá ficar isento do pagamento da inscrição, além disso, quem já terminou os estudos, e deseja prestar o Enem para participar dos programas voltados a curso superior, como o ProUni, e não tem condições de arcar com a taxa, também podem declarar carência.

Para fazer isso, na hora em que você estiver preenchendo sua inscrição no Enem 2013, tudo que você vai precisar fazer é clicar em “Declarar Carência”. E não se esqueça de selecionar a opção “Li e concordo com a declaração”, feito isso, o Inep irá analisar seu caso, e de acordo com as respostas dadas através do questionário sócio-econômico, irá decidir se você ficará ou não isento do pagamento da taxa de inscrição no Enem 2013.

Para saber se o pedido foi aceito, acesse a página do Enem, ou ligue para o telefone gratuito 0800 61 61 61. Como são muitas pessoas que pedem a declaração de carência no Enem, a avaliação do seu pedido pode demorar um pouco, por isso, o melhor é acessar o site diariamente, ou ligar pedindo informações todos os dias.

Como declarar carência no Enem

Palavras relacionadas

    Pesquise!
    Novidades!
      Cadastre-se!